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terça-feira, 1 de maio de 2012

Média - Formação a Distância

 

Santoro, Borges e Santos (2004), explicam muito bem a forma como surgem as comunidades de aprendizagem e referem como é essencial que nelas os meios de comunicação tenham funções de coordenação, cooperação e co-construção. Os média, com as suas várias ferramentas de interacção adaptadas às diversas necessidades, ajudam a que as comunidades tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade assim como podem reduzir a distância transaccional que os indivíduos isoladamente possam sentir.
Em alguns estudos tem-se verificado que para um aluno ter sucesso na aprendizagem online não só é importante o uso eficaz dos recursos técnicos como é necessário que o aluno tenha maturidade e autonomia assim como um professor/moderador atento e auxiliador da aprendizagem.
Os alunos não são todos iguais, porém, uma coisa deve ser comum a todos: a capacidade para explicar ideias e conceitos por escrito. Assim, e de acordo com vários autores, “uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino”.
Confirma-se “que o uso que  o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz” e que “em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia.” O professor online tem que ser tecnicamente competente.

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O meu comentário:
“Através dos media, os indivíduos ligaram-se a espaços mais vastos e prolongaram os seus sentidos […] até onde os media o permitiam.” (Tornero, 2007,)
A importância dos media na educação, e em particular na formação a distância, tem de facto uma dimensão estrondosa. Os media têm a capacidade de nos ajudar a construir o nosso conhecimento e a evoluir em todas as áreas das nossas capacidades humanas, no entanto, e apesar da grande importância da experiência do professor, se o aluno não tiver as características de maturidade e autonomia, ou pelo menos não estiver de “coração aberto” para desenvolver novas capacidades e competências numa auto evolução constante, nunca chegará a ter uma aprendizagem de qualidade.
 
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BIBLIOGRAFIA:
Fahy, P. J. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Athabasca University. Traduzido por Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira
Tornero, José Manuel Pérez (2007). O futuro da sociedade digital e os novos valores da Educação para os Media. In TORNERO, José Manuel Pérez (coord.) Comunicação e Educação na Sociedade da Informação: novas linguagens e consciência crítica. Porto: Porto Editora, pp.187-210

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