Santoro, Borges e
Santos (2004), explicam muito bem a forma como surgem as comunidades de
aprendizagem e referem como é essencial que nelas os meios de comunicação tenham
funções de coordenação, cooperação e co-construção. Os média, com as suas várias ferramentas de interacção adaptadas às
diversas necessidades, ajudam a que as comunidades tenham acesso a uma
aprendizagem de qualidade assim como podem reduzir a distância transaccional
que os indivíduos isoladamente possam sentir.
Em alguns estudos
tem-se verificado que para um aluno ter sucesso na aprendizagem online não só é importante o uso eficaz
dos recursos técnicos como é necessário que o aluno tenha maturidade e
autonomia assim como um professor/moderador atento e auxiliador da
aprendizagem.
Os alunos não são
todos iguais, porém, uma coisa deve ser comum a todos: a capacidade para explicar
ideias e conceitos por escrito. Assim, e de acordo com vários autores, “uma
das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária
de estrutura e de diálogo online,
através da sua presença no ensino”.
Confirma-se “que
o uso que o aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo
que o professor faz” e que “em termos de resultados da aprendizagem do aluno, a
experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do
professor com a tecnologia.” O professor online
tem que ser tecnicamente competente.
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O meu comentário:
“Através dos media, os indivíduos ligaram-se a
espaços mais vastos e prolongaram os seus sentidos […] até onde os media o
permitiam.” (Tornero, 2007,)
A importância dos media na educação, e em particular na
formação a distância, tem de facto uma dimensão estrondosa. Os media têm a capacidade de nos ajudar a
construir o nosso conhecimento e a evoluir em todas as áreas das nossas
capacidades humanas, no entanto, e apesar da grande importância da experiência
do professor, se o aluno não tiver as características de maturidade e autonomia,
ou pelo menos não estiver de “coração aberto” para desenvolver novas
capacidades e competências numa auto evolução constante, nunca chegará a ter
uma aprendizagem de qualidade.
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BIBLIOGRAFIA:
Tornero, José Manuel
Pérez (2007). O futuro da sociedade digital e os novos valores da Educação para
os Media. In TORNERO, José Manuel Pérez (coord.) Comunicação e
Educação na Sociedade da Informação: novas linguagens e consciência crítica.
Porto: Porto Editora, pp.187-210

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